sexta-feira, 26 de março de 2010

Motores de Extração de Fumaça WEG equipam Metrô de SP

Grupo Flakt Woods usará motores de extração de fumaça WEG no conjunto de ventiladores da linha 4 do metrô de SP. Projeto está estimado em 1 bilhão de dólares.

O Grupo Flakt Woods, um dos maiores fornecedores de soluções de eficiência energética do mundo, usará motores de extração de fumaça WEG no conjunto de ventiladores que será fornecido como parte do projeto de 1 bilhão de dólares para a construção de uma nova linha subterrânea para o metrô de São Paulo. Programada para iniciar operações em 2010, a nova linha que terá 12,8km em extensão e 11 estações, atenderá 17 milhões de pessoas na maior cidade da América do Sul, transportando aproximadamente um milhão de passageiros por dia.



O projeto para construir a Linha 4 é apenas parte de um programa de US$ 5 bilhões do Metrô de São Paulo. O programa completo inclui a construção de duas novas linhas suburbanas e a expansão e modernização de outras três. O objetivo geral a longo prazo é melhorar a qualidade e a sustentabilidade do transporte urbano da Região Metropolitana de São Paulo. No caso da Linha 4, isto será alcançado interconectando as já existentes linhas do metrô, trem e rede de ônibus sob um esquema Built-Operate-Transfer parcialmente financiado pelo setor privado.

“Existem sete fases no projeto do Metrô de São Paulo e esperamos participar de todas as sete,” disse Frank Walsh, Diretor de Operações da Flakt Woods. “O valor do projeto completo para a Flakt Woods é de £2 milhões de euros.”

Os ventiladores JM Aerofoil e JM-TS fornecidos pela Flakt Woods e acionados por motores WEG, serão usados para fornecer ventilação e extração generalizada nos túneis e nas estações da linha 4, e também atenderão emergências no Metrô tendo sido projetados para operar a 2500ºC durante 2 horas. Os motores da linha de extração de fumaça WEG já foram aprovados e estão instalados em alguns dos projetos de mais alto perfil no mundo como o Sydney Cross City Tunnel na Austrália e a estrada e ponte para pedestres, Al Jamarat em Mina na Arábia Saudita.

Os motores de extração de fumaça desempenham dupla função. A primeira é acionar os ventiladores da Flakt Woods, o que garante a economia de energia e a redução de custos para a concessionária do Metrô de São Paulo, reduzindo futuros custos operacionais do mesmo e trazendo um rápido retorno de investimento.

A segunda e mais importante é ajudar na segurança de passageiros e funcionários do Metrô. No caso de um incêndio, os ventiladores JM e JM-TS e os motores de extração de fumaça são projetados para melhorar as condições de fuga e resgate removendo qualquer fumaça vinda de um incêndio acima do nível térreo. Ao mesmo tempo, o sistema fornece exaustão de gases quentes resultantes do fogo o que facilita o acesso dos serviços de resgate à área atingida

Os motores WEG da linha de exaustão de fumaça são projetados para suportar temperaturas de 400ºC durante 2 horas em sua melhor classificação F400, e são utilizados em sistemas de ventilação no mundo todo em túneis, minas, prédios, shoppings, estacionamentos fechados, galpões, escadarias e teatros.

“Ficamos satisfeitos sem saber que nossos motores foram especificados pela Flakt Woods num projeto de tanto prestígio,” disse Marek Lukaszczyk, Gerente de Marketing para a WEG Europa. “A WEG está muito à frente das empresas que fornecem segurança através de motores de extração de fumaça; agora nós complementamos esta tecnologia com os mais altos níveis de eficiência energética disponíveis oferecendo um pacote de qualidade que garante a especificação de nossos motores em grandes projetos no mundo inteiro.”

fonte: www.weg.net/br

Nenhum comentário: