segunda-feira, 22 de março de 2010

Motor Wwash em operação na Doux Frangosul

Motores WEG trabalham cerca de 21 horas por dia nas linhas de corte de frango automatizadas, da marca Stork.

Quem já não ficou tentado a visitar a cozinha de alguns restaurantes para verificar a limpeza? Afinal, tudo que envolve a manipulação de alimentos precisa de cuidado redobrado com a higiene. Na indústria de processamento de alimentos, não é diferente. É por isso que a linha de motores elétricos Wwash da WEG vem se destacando nesse mercado, já que atende os requisitos do setor alimentício em relação à necessidade de limpeza constante.

A Doux Frangosul – pertencente ao grupo franco-brasileiro Doux e uma das três maiores exportadoras de frangos do País – é uma das empresas que passaram a contar com essa solução na sua Unidade de Abate de Aves, em Passo Fundo (RS). No total, 24 motores Wwash trabalham cerca de 21 horas por dia nas linhas de corte de frango automatizadas, da marca Stork.

A solução tem se encaixado perfeitamente ao ambiente que, por ser extremamente úmido, precisa de higienização de jatos de água de alta pressão três vezes ao dia. O Wwash conta com o mais completo sistema de vedação (o W3Seal®) e proteção (IP66W) em motores elétricos, evitando a entrada de água e sujeira no motor e garantindo a durabilidade que a aplicação necessita. E sua pintura é feita com exclusiva tinta WEG NOBAC®, que possui propriedades antimicrobianas. Para completar o pacote anticorrosão, o eixo e os parafusos são em aço inoxidável.

Menos custos e mais produtividade

A Doux Frangosul comemora o sucesso da escolha pelo Wwash. “Houve uma redução imediata no custo de manutenção, com aumento da vida útil dos motores e da produtividade na linha. Outros ganhos são a economia de energia, por serem motores de alto rendimento, operando 21h/dia, além do fator de serviço 1.15 e isolação especial, que diminuiu queimas por sobrecarga. Há ainda a facilidade na limpeza dos motores”, afirma Junior Biazi, coordenador de Manutenção da empresa. Everton Rodrigues, da Automasul, revenda WEG responsável pelo negócio, conta que a empresa começou a testar os motores Wwash em 2007. “Naquela época fornecemos duas unidades para testes em uma das linhas de corte automáticas, substituindo alguns importados.

Como a solução resolveu os problemas de queimas constantes (média de quatro falhas em motores por mês), principalmente por conta das vedações, já em 2008 foram adquiridos e instalados 24 motores, substituindo uma linha inteira por Wwash”, afirma. Segundo Everton, esse fornecimento faz parte de um projeto da Doux Frangosul que visa à redução do custo de manutenção e paradas de produção das linhas Stork, em virtude da baixa confiabilidade de motores convencionais. Antes era comum a parada completa de um módulo, já que a queima de apenas um motor automaticamente cancelava todo o processo.


Fonte:http://www.weg.net/br/Media-Center/Noticias

Nenhum comentário: