tag:blogger.com,1999:blog-4969773324890201342024-03-04T22:45:06.110-08:00Marcus Representações WEG --- BLOG DO MOTOR ELÉTRICOEngº Marcus da Silva
Marcus Representações Ltda.
Representante comercial WEG Rio Grande do Sul.
Informações técnicas sobre motores elétricos, automação industrial, acionamentos elétricos, controle controls, drives, inversores de frequência, chaves de partida, softstarters partida suave, CLPs, controladores programáveis, painéis quadros elétricos, CCMs centro de controle de motores contatores.Marcus Silvahttp://www.blogger.com/profile/03217608262498865717noreply@blogger.comBlogger170125tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-24821623829763546012011-06-07T06:01:00.000-07:002011-06-07T06:06:41.711-07:00Menos manutenção, mais produtividadeMotores Well chegam ao setor sucroenergético como um aliado na redução dos custos de operação.Houve um tempo em que a parada de produção no setor sucroenergético era quase obrigatória, devido ao período da entressafra da cana-de-açúcar. Entre uma colheita e outra, as usinas programavam o tempo “ocioso” para fazer a manutenção das máquinas. Com a evolução da tecnologia, porém, esta rotina está Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-86522099272828390592010-12-17T04:35:00.000-08:002010-12-17T04:38:37.115-08:00À Prova de Explosão x WDIP - Qual a diferença?Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-5231861196114217752010-12-10T12:05:00.000-08:002010-12-10T12:11:09.177-08:0016 Motor Elétrico W22: Terminais de aterramento nos dois lados da carcaça para as carcaças 225S/M a 355M/L: flexibilidade para a instalação.A norma ABNT NBR 17094-1 especifica que motores elétricos com potência até 100 kW devem possuir um terminal de aterramento no interior da caixa de ligação para permitir a conexão de um condutor de proteção ou de um condutor de aterramento e que motores com potência acima de 100 kW devem possuir, além do aterramento no interior da caixa de ligação, outro terminal fixo na carcaça. Os motores WEG Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-4886989031654635212010-11-26T08:34:00.000-08:002010-11-26T08:38:06.188-08:0015 Motor Elétrico W22: Tecnologia avançada empregada na vedação dos mancais: W3Seal® e o novo WSeal®. Ao seguir precisamente as recomendações quanto ao intervalo de lubrificação e à quantidade de graxa usada, estamos dando um passo importante para assegurar uma operação livre de paradas não programadas e longa vida útil para o rolamento. Isso, no entanto, só é válido se a vedação empregada conseguir proteger os rolamentos contra contaminantes externos como líquidos ou poeira. Entre as vedações Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-81668395108354255372010-11-26T08:28:00.000-08:002010-11-26T08:34:18.696-08:0014 Motor Elétrico W22: Canais de entrada e saída melhoram o trânsito da graxa pela tampas e anéis.Motores de indução são reconhecidos pelo seu reduzido custo de aquisição e grande robustez. Adicionalmente, após sua instalação, estes equipamentos não requerem muitas intervenções para manutenção. As únicas recomendações são a verificação periódica da vibração (principalmente em motores grandes) para avaliar as condições de operação em geral e a observação rigorosa do cronograma de Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-40067741569044528792010-11-26T08:23:00.000-08:002010-11-26T08:28:18.182-08:0013 Motor Elétrico W22: Maiores intervalos de lubrificação e Menores custos de operação.O intervalo de lubrificação varia em função da posição de montagem do motor(horizontal ou vertical), velocidade nominal,tamanho do mancal, tipo de graxa e temperatura de trabalho. O projeto da linha W22 permite intervalos de lubrificação mais longos devido à redução da temperatura de operação do mancal. Os intervalos de lubrificação são até 26% mais longos, se comparados com os do projeto da Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-71760620328361011252010-11-18T09:49:00.000-08:002010-11-18T09:49:40.997-08:0090% de Economia de Energia com o inversor CFW11Assista abaixo o vídeo que mostrar o caso realizado na Cooperativa Cocari, no interior do Paraná, onde o uso dos inversores de freqüência CFW11 e dos motores W22 Premium proporcionou uma economia de 90% no processo de aeração de grãos.Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-68310398824990053362010-11-18T04:37:00.000-08:002010-11-18T04:38:50.793-08:00Sadia reduz 9,4% do consumo de energia elétrica com motor WEGA troca de um motor Standard por um motor de Alto Rendimento proporcionará à Sadia o retorno do investimento em 10 meses.Em busca de ações que contribuam para a economia de energia elétrica, a Sadia em Dois Vizinhos/PR, substituiu o motor tipo Standard do sistema de exaustão da turbina Kopper, da sua fábrica de rações, por um motor de Alto Rendimento WEG.A economia gerada só nessa aplicação Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-84202057694581089922010-11-16T08:05:00.000-08:002010-11-16T08:07:29.518-08:00WEG em usina de etanol de última geraçãoUsina Jataí, do Grupo Cosan, investiu em tecnologias verdes para construir o empreendimento com os melhores equipamentos e técnicas disponíveis no mercado A usina de etanol da Cosan em Jataí (GO) foi inaugurada em maio deste ano seguindo os preceitos de excelência na gestão ambiental. Foram investidos cerca de R$ 1 bilhão para buscar no mercado tecnologias que atendessem de forma sustentável o Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-83558799858755693262010-11-12T07:43:00.000-08:002010-11-26T08:16:49.267-08:0012 Motor Elétrico W22: Tampa dianteira com excelente dissipação de calorAs tampas são elementos fundamentais para que o torque gerado pelo motor seja transmitido à carga de uma maneira eficiente e confiável. O seu projeto deve considerar as características dimensionais para uma perfeita interface com a carcaça, garantindo perfeito alinhamento com o rolamento e promovendo a dissipação do calor gerado pelo rolamento. Na linha W22, a tampa dianteira é projetada com a Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-27088972136253916932010-10-29T06:15:00.000-07:002010-10-29T06:34:15.571-07:00Ligação Bifásica do DROs Interruptores Diferenciais-Residuais WEG da linha RDW possuem duas configurações: bipolar ou tetrapolar. Mas no caso de uma ligação bifásica, qual usar?A resposta depende da configuração dos condutores na instalação. No caso de haver a presença do neutro, deve-se usar o modelo tetrapolar, conforme a ligação acima. Já no caso de haver somente duas fases, sem neutro, (como é por exemplo o caso Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-67274133411793137372010-10-29T05:36:00.000-07:002010-11-26T08:16:28.730-08:0011 Motor Elétrico W22: Tampa com cubo do rolamento eletricamente isolado. Vida útil infinita quando comparada com o rolamento isolado.Motores de grande porte podem apresentar induções de correntes no eixo devido ao desbalanceamento da forma de onda e dos componentes de alta frequência da rede de alimentação. Adicionalmente, motores acionados por inversores de frequência também podem apresentar circulação de corrente elétrica pelos mancais como resultado do efeito de tensão de modo comum(*). Para evitar a circulação de corrente Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-61506802776408146382010-10-25T03:37:00.000-07:002010-11-26T08:16:09.647-08:0010 Motor Elétrico W22: Projeto da placa de bornes previne rotação e contato acidental entre terminais.Placas de bornes são normalmente usadas para permitir procedimentos fáceis e rápidos de montagem, além de assegurar segurança e confiabilidade nas conexões dos terminais do motor. A placa de bornes disponível para os motores W22 possui paredes que previnem a rotação do cabo, assegurando proteção adicional contra contato acidental entre os terminais. A WEG buscou a tecnologia empregada nos motoresUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-63412716438243132512010-10-22T10:46:00.000-07:002010-10-22T10:49:15.638-07:00Campo GiranteO campo girante, princípio básico de funcionamento dos motores CA, é normalmente de difícil visualização e entendimento. Achei em então um vídeo (antigo, bem antigo!) que ilustra bem esse princípio e nos permite visualizá-lo.Anonymousnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-76591789836405370012010-10-15T11:40:00.000-07:002010-11-26T08:15:51.143-08:0009 Motor Elétrico W22: Novo conector para uma rápida montagem dos acessórios. Para monitoramento contínuo, ajuste de temperatura para alarme e desligamento ou para evitar condensação de água no interior do motor, diversos tipos de acessórios podem ser usados. A linha W22 introduz um novo tipo de conector que não requer parafusos para fixação dos terminais. Os terminais são montados firmemente garantindo uma operação confiável. Além do mais, este conector pode facilmente Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-18461236919471442152010-10-14T06:04:00.000-07:002010-10-14T06:17:32.169-07:00A Evolução do Wmagnet - WQuattroApós ter inovado com o lançamento do WMagnet, a WEG, confirmando seu status de dona do estado da arte no desenvolvimento de motores elétricos, foi além, e criou um novo conceito de motores único em todo o mundo: um motor que parte como assíncrono (indução), e opera como síncrono.Conforme foi explicado no meu post de ontem , o WMagnet é um motor síncrono, pois não possui corrente induzidas no Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-18264328564167736532010-10-13T12:09:00.000-07:002010-10-13T12:23:10.601-07:00Perdas Joule e WMagnetDentre as perdas energéticas que acometem a máquina elétrica, são responsáveis por grande parte delas as chamadas "Perdas Joule", especialmente em motores de indução, como é o caso da esmagadora maioria dos motores aplicados industrialmente.As Perdas Joule são aquelea causadas em todo e qualquer circuito elétrico onde haja a circulação de corrente elétrica, quando a passagem de corrente através Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-21095007669486254922010-10-06T12:42:00.000-07:002010-11-26T08:15:35.812-08:0008 Motor Elétrico W22: Caixa de ligação com maior volume interno livre para uma conexão mais fácil e segura dos cabos.A caixa de ligação é a principal interface entre o motor e o usuário uma vez que é o local onde as conexões elétricas são manipuladas. Uma caixa de ligação com grande volume interno facilita o acesso aos terminais e melhora a ergonomia durante a instalação e intervenções durante a manutenção. Os motores W22 possuem uma caixa de ligação com abertura em corte diagonal que permite ótima Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-13057286129111466592010-09-30T13:41:00.000-07:002010-11-26T08:15:16.620-08:0007 Motor Elétrico W22: Confiabilidade do invólucro: grau de proteção IK08 contra impactos externos.Além do grau de proteção do invólucro (código IP) contra a penetração de água e poeira, a norma européia EN 50102 define também o grau de proteção do invólucro (código IK) contra impactos externos. Essa é uma maneira de atestar que o motor está apto às aplicações mais críticas, como por exemplo, no segmento da mineração.A WEG, como fornecedora de soluções globais, tem seus motores classificados Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-79565650001819712792010-09-30T04:28:00.000-07:002010-09-30T04:30:44.416-07:00De mãos dadas com a comunidadeA Ação Comunitária 2010 levou centenas de pessoas até a Arena Jaraguá, no domingo (19/09), em busca de orientações, exames e diversos serviços. Ao todo, foram registrados 31.778 atendimentos.Um exemplo de ação social e preocupação com o bem-estar da comunidade. Assim foi a Ação Comunitária WEG 2010, realizada no domingo (19/09), na Arena Jaraguá. Ao todo, foram realizados 31.778 atendimentosAnonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-64638704987417193222010-09-30T04:25:00.000-07:002010-09-30T04:26:57.822-07:00Inscrições abertas para Programa de Estágio WEGCom início previsto para o segundo semestre de 2011, o programa de estágio WEG oferece vários benefícios. As inscrições podem ser feitas pelo site até 30 de novembro.As inscrições para o programa de estágio WEG 2011 estão abertas através do site www.weg.net/estagio até dia 30 de novembro, com vagas para as áreas de engenharia, administrativa e técnica. Para participar do processo seletivo é Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-55323414417628163742010-09-30T04:22:00.000-07:002010-09-30T04:24:42.378-07:00Tecnologia WEG impulsiona um dos maiores sistemas de irrigação do mundoComo o aumento da demanda nas áreas de irrigação, geração de energia elétrica, hidráulica e térmica, a WEG inaugura uma fábrica de motores na Índia no final de 2010.Em agosto, a WEG embarcou os últimos motores da segunda e terceira etapas do projeto de irrigação HNSS, promovido pelo governo indiano com incentivos do Banco Mundial. O objetivo é dar condições férteis aos campos e também Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-74582604511622877642010-09-28T07:35:00.000-07:002010-09-28T07:48:47.269-07:0022 Ways - Os 22 caminhos para a Eficiência e Confiabilidade - Nº 1O motor W22 traz uma série de vantagens únicas no mercado para maximizar todos os aspectos econômicos e operacionais do motor elétrico de indução. Nesta série de posts, traremos os 22 diferenciais da linha.1. Aumento da área de dissipação do calorUma das principais funções da carcaça de um motor elétrico é fornecer proteção mecânica para o enrolamento. Num motor elétrico fechado, a carcaça tambémAnonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-36020109542632668832010-09-21T06:16:00.000-07:002010-11-26T08:14:48.972-08:0006 Motor Elétrico W22:Ventilador, tampa defletora e carcaça combinados para uma temperatura de operação reduzida.A vida útil de um motor elétrico está diretamente relacionada às propriedades térmicas e dielétricas dos seus materiais isolantes, cujo envelhecimento é proporcional ao aumento da temperatura de operação do motor. O sistema de ventilação da linha W22, composto por ventilador, tampa defletora e carcaça foi dimensionado para uma máxima dissipação de calor, eliminando eventuais pontos de Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-496977332489020134.post-81121383319975074022010-09-03T12:40:00.000-07:002010-11-26T08:14:26.678-08:0005 Motor Elétrico W22: Níveis de ruído reduzidos e limitados a 83dB (A).A WEG, atenta às tendências e preocupadaem reduzir os níveis de ruído aos quais os operadores estão expostos, investe empesquisa e desenvolvimento de tecnologias para reduzir o nível de ruído de seus motores. Na linha W22, o sistema de ventilação foi dimensionado para proporcionar a melhor relação entre o fluxo de ar e o nível de ruído. O ventilador e a tampa defletora foram projetados para Unknownnoreply@blogger.com0