quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sistema WEG de Automação para Navios

Distribuído em três partes principais, o sistema incorpora as funções de Gerenciamento de Energia, Monitoramento de Alarme e Controle de Carga, um pacote completo que atende as principais necessidades a bordo.

O sistema de automação para navios, composto de computadores, monitores, redes de comunicação e software (certificados) é extremamente flexível e conta com interface amigável, o que permite ao usuário monitorar e controlar diversos equipamentos da embarcação com simples toques no computador.

Uma rede redundante de comunicação troca dados com os diversos controladores da embarcação, colhendo informação de status de cada equipamento e executando comandos. A função de “hot back-up” destas redes garante a confiabilidade do sistema: no caso de uma falha no link de comunicação, o outro link assume automaticamente, de forma transparente, para o usuário. Uma única falha no sistema de comunicação não causará a perda de qualquer uma das funções do sistema de automação WEG.

O sistema WEG de Gerenciamento de Energia PMS (Power Management System) permite dar partida ou interromper cada grupo gerador de acordo com a necessidade, otimizando o consumo de combustível. Além disso, o sistema é anti-blackout, já que tem autonomia em procedimentos que evitam que o navio fique sem energia. Para que isso aconteça, o PMS interage com todas os grupos geradores a fim de garantir que sempre haja carga suficiente para manter o navio em pleno funcionamento.

Enquanto isso, o sistema de Monitoramento de Alarme verifica o status de cada equipamento e fornece relatórios em tempo real que podem ser acessados de estações de trabalho instaladas em lugares estratégicos a bordo do navio. Toda informação pode ser impressa para análise futura.

O sistema de Controle de Carga gerencia válvulas, bombas, tanques e compressores para fornecer à tripulação um modo mais fácil para carregar e descarregar o navio. O sistema de automação WEG tem muitas opções para integrar-se com outros sistemas a bordo da embarcação, permitindo total conexão com todas as suas funções principais.

Solução diesel-elétrica

O pacote elétrico WEG combina produtos e sistemas que trabalham integrados num novo conceito de propulsão diesel-elétrica para navios: geradores e motores resfriados a ar ou a água equipam hélices e propulsores.

Numa solução diesel-elétrica para navios, a energia embarcada é garantida por geradores a diesel, mas a propulsão é elétrica, proporcionando uma economia significativa no consumo de combustível, maior flexibilidade operacional, redução da poluição ambiental e do tempo de docagem (período em que a embarcação pára a fim de realizar a manutenção).


Além de motores e geradores, a WEG oferece ao mercado naval todos os painéis de comando, de distribuição e chaves de partida (soft-starters) para controlar e proteger os grupos geradores e os principais motores elétricos. “Nossas soft-starters podem acionar motores que vão girar desde uma simples hélice quanto um grande compressor ou bomba; as partidas são efetuadas de modo muito suave, o que evita oscilações de tensão em toda embarcação”, explica Valter Knihs, gerente de Engenharia e Projetos de Automação. Inversores de freqüência resfriados a água também estão disponíveis para acionar as hélices principais através dos motores elétricos do túnel-propulsor (tunnel thrusters).

Nenhum comentário: