quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tecnologia WMagnet em Filtros de Manga Renner

A filtragem de particulados sólidos das emissões industriais é necessária não só para o meio ambiente. A limpeza dos gases de exaustão permite que eles sejam reutilizados no processo produtivo, e por isso, os filtros de manga de uma indústria são um dos grandes pontos de atenção de todo o processo.

Normalmente, embora equipamentos importantes, não lhes é dada a devida atenção tanto na manutenção quanto em consumo energético. Sistemas de exaustão normalmente se utilizam de dampers e motores ligados durante todo o processo produtivo, e esses motores normalmente são grandes, responsáveis por um grande consumo energético.

Porém, nos filtros de manga há uma grande possibilidade de economia de energia, conforme se verificou no case de sucesso que a Renner Têxtil e a WEG implementaram nas fábricas da WEG em Jaraguá do Sul. Esse potencial é totalmente explorado quando se usa o motor WMagnet (alimentado através de um inversor de freqüência CFW11) e o medidor de vazão da Renner.

O medidor de vazão, regulado para a vazão ótima, comunica-se com o inversor de freqüência e este regula a velocidade do motor, eliminando a necessidade de dampers à jusante do filtro e mantendo o nível de pressão interna do filtro constante. Com isso, reduz a freqüência de limpeza das mangas e o uso de ar comprimido no processo. No fim, obtém-se:

- Uma redução de 53,7% no consumo de Energia Elétrica e 23,6 t/ano em emissão de CO2;

- Maior vida útil das mangas (4 meses), consequentemente, redução do custo na aquisição de novas mangas e aumento da confiabilidade do sistema;

- Redução do tempo de parada de manutenção para troca das mangas;

- Menor desgaste do sistema de limpeza dos filtros (válvulas, conexões), reduzindo custo de manutenção;

- Redução no consumo de Ar Comprimido para limpeza das mangas;

- Retirada do Damper da Tubulação Principal de Exaustão, reduzindo o custo de manutenção;

- Redução da abrasão nas tubulações do sistema, aumentando a vida útil do sistema;

- Redução de condensação no sistema, evitando possíveis obstruções.

É importante ressaltar que esse controle somente é capaz de ser obtido com o WMagnet que, por se tratar de um motor síncrono, é capaz de manter exatamente a sua velocidade nominal de rotação e, com isso, manter vazão e pressão a níveis constantes e ótimos.

Nenhum comentário: