domingo, 11 de abril de 2010

Ganho de tempo com tecnologia

A WEG está usando o mesmo conceito de eficiência que utiliza em seus produtos e processos no treinamento de sua força de vendas. Com isso, o cliente recebe cada vez mais rápido as informações sobre novas tecnologias que podem levar a ganhos.

No lançamento da linha de motores W22, o treinamento da força de vendas sobre as características e vantagens do produto está sendo realizado via internet. Com as funcionalidades do ensino a distância (EaD), as principais informações sobre as novas tecnologias implantadas pela empresa podem ser repassadas ao cliente e ao mercado com embasamento técnico e agilidade. “Em outros tempos precisaríamos esperar a reunião de todos os representantes na Convenção de Vendas anual. Agora, com a internet, damos velocidade a esse processo”, afirma o analista de Marketing da unidade de Motores da WEG Leandro Fernandes de Souza. A transmissão do curso via internet permite uma grande interação do aluno com o ensino, por meio de fóruns e a seção da biblioteca. Foi criado um ambiente virtual de aprendizagem ricamente trabalhado, tanto em termos de conteúdo quanto de projeto gráfico, para ter o mesmo impacto de um curso presencial. O treinamento utiliza recursos de áudio e vídeo, animações e gráficos. Com os vídeos, o aluno vê o professor – chamado de conteudista na linguagem da EaD – o tempo todo, apresentando as aulas, enquanto ao lado uma tela de PowerPoint traz as informações de maneira resumida.

Trabalho de equipe

Além do conteudista, o trabalho envolve um designer instrucional, que desenvolve o projeto gráfico, pedagógico e tecnológico, um tutor, que tira dúvidas, e ainda o monitor, que acompanha a participação do aluno. “As principais vantagens são atingir o público necessário sem limitação de espaço físico e de localização geográfica, além de transmitir um conteúdo uniforme e permitir acompanhar o desenvolvimento do aluno”, afirma Guilherme Schneider Bender, analista do departamento de Treinamento da WEG. O conteúdo apresentado segue a visão do cliente. “A nova linha W22 vem ao encontro das necessidades da indústria de ter cada vez melhores rendimentos e confiabilidade dos equipamentos em operação, proporcionando economia de energia e minimizando os riscos de paradas para manutenção. E o conteúdo do treinamento é focado nessa lógica do mercado”, explica Jonas Cândido da Silva, analista técnico externo da unidade de Motores da WEG e conteudista do curso. Para ele, é o cliente quem ganha com a agilidade proporcionada pelo treinamento a distância da força de vendas. “Você lança um produto hoje e amanhã coloca no ar as informações para os representantes de todo o Brasil, que já podem repassá-la ao cliente. Assim, a tecnologia inserida pela WEG no produto também chega ao cliente com grande agilidade”, explica. “O curso foi bastante proveitoso, muito didático e bem preparado. E, sempre que precisa, você pode rever os dados. Essa antecipação das informações dá uma noção geral do que esperar, e podemos passar para o mercado de maneira já fundamentada”, acrescenta o representante comercial da WEG em São Paulo, Rubens Castro Pellozo.

Fonte:http://www.weg.net/files/weg-em-revista/WR-58.pdf

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