quinta-feira, 28 de maio de 2009

Subestação Tamoio conta com equipamento WEG

Mais de 26 mil unidades consumidoras serão beneficiadas pela nova subestação fabricada pela WEG à Companhia Paranaense de Energia – Copel.

Para reforçar a disponibilidade de energia dos municípios de Altônia, Cianorte, Goioerê e Umuarama, no noroeste do Paraná, a WEG fornecerá à Copel, Companhia Paranaense de Energia, uma subestação que irá operar na tensão de 138 mil volts e adicionar 41 MVA (megavolts-ampères) de potência de transformação a cerca de 26 mil unidades consumidoras.


A ordem de serviço determinando o início das obras de construção da nova subestação foi assinada no final de abril, pelo governador Roberto Requião e pelo vice, Orlando Pessuti.Pela Copel, assinaram o presidente Rubens Ghilardi, o diretor de engenharia Luiz Antonio Rossafa e o superintendente de obras de transmissão, Jaime de Oliveira Kuhn. Pelo consórcio encarregado das obras, firmaram o documento Alessando Augusto Hernandez, gerente do Centro de Negócios de Subestações da Weg Equipamentos Elétricos e Lucir Bazzo, representando a Grantel Engenharia. As obras de construção devem começar imediatamente, com prazo contratual de 450 dias para conclusão.


O sistema elétrico atual, operado pela Copel na região, conta apenas com uma subestação de grande porte, em Umuarama. Porém o limite de capacidade dessa unidade está perto de ser atingido, em razão do acelerado crescimento tanto do consumo, quanto do número de ligações atendidas.


A nova oferta de energia elétrica vai assegurar condições plenas de atendimento à expansão do consumo nas unidades já existentes e também à instalação de novas cargas. A Subestação Tamoio também aumentará a flexibilidade operacional do sistema elétrico da Copel, reduzindo o risco de cortes ou de limitação no consumo em situações de emergência.


O empreendimento total está orçado em R$ 12,5 milhões e integra o programa de expansão do sistema elétrico paranaense, desenvolvido pela Copel em 2009, que totaliza recursos de R$ 1,1 bilhão. Os trabalhos têm prazo de 15 meses para a conclusão.

Fonte:http://www.weg.net/br/Media-Center/Noticias/Produtos-e-Solucoes/Subestacao-Tamoio-conta-com-equipamento-WEG#

Nenhum comentário: