terça-feira, 26 de maio de 2009

Por que os motores queimam?

Muito da vida útil de um motor elétrico depende de vários fatores que precisam ser observados: fixação correta (de modo a prevenir vibrações e com isso danos à estrutura física), valores de tensão próximos aos nominais, baixo nível de distorção harmônica na rede elétrica, alto fator de potência, dimensionamento correto e proteção adequada. Observando-se estes fatores, um motor elétrico da WEG dura aproximadamente 20 anos.

No caso de um motor rebobinado, ele não consegue alcançar os mesmos padrões de um motor novo, e como a rebobinagem, ainda que padronizada, não refaz as perdas que o material magnético sofre durante a queima, sua vida útil torna-se menor, embora o quão menor depende do serviço executado e do tipo de queima. A pessoa mais indicada para lhe responder essa pergunta é o Assistente Técnico Autorizado mais próximo.

Um motor WEG não é feito para queimar, mas como, dentro do tempo de vida útil dele é improvável de um erro que causaria sua queima nunca aconteça, a tendência é que ele eventualmente venha a queimar, mas é algo que dependerá mais das condições às quais ele é submetido.



Um motor elétrico queima devido a curto-circuito causado por falha no material isolante ou na rede ao qual ele está ligado. O fio de cobre dos enrolamentos do motor é revestido por uma fina película de material isolante, que impede que a corrente elétrica flua desordenadamente pelos enrolamentos. Esse material é fabricado para agüentar altos níveis de tensão e temperatura, mas o uso indevido do motor e/ou baixa qualidade da energia que o alimenta, prejudica a durabilidade desse material e o torna mais fraco.

Alto fator de potência na rede elétrica faz com que os fios esquentem mais para um mesmo valor de corrente, o que o leva a temperatura na superfície do enrolamento a ficar mais alta do que o esperado na corrente nominal, e com o tempo isso degrada o material isolante.

No caso de alta taxa de distorção harmônica, uma corrente maior será exigida pelo motor de modo a ativar uma mesma potência mecânica. Assim, motores que estão aparentemente corretamente dimensionados estão de fato subdimensionados.

Rede cuja energia apresenta muitas variações causa o mesmo problema, pois uma tensão excessivamente abaixo da nominal fará com que o motor exija uma corrente maior para ativar a mesma potência, enquanto que tensões maiores irão romper o material isolante com muita rapidez. E quanto mais rápido ela variar, mais quente ficará a superfície do motor.

E mesmo mantidos os padrões de alimentação, falhas na operação da carga podem levar o motor a queimar. Por exemplo, cada motor traz em seu catálogo um parâmetro chamado Tempo de Rotor Bloqueado. Se o rotor for bloqueado por um tempo maior do que o indicado ali, a corrente subirá a níveis extremos e em questão de poucos instantes pode queimar o motor.

Por isso, recomenda-se o uso de uma boa proteção elétrica e equipamentos que garantam a qualidade da energia que alimenta a planta, todas elas fornecidas pela WEG.<

Para a correção do fator de potência, bancos de capacitores; para controle da temperatura no motor, relés térmicos; para execução de manobras que não transmitam transientes, contatores; para proteção contra curto-circuitos, disjuntores; para controle da taxa de distorção harmônica, reatâncias de rede. Para partidas suaves que exigem menos corrente, soft-starters ou chaves de partida.

Um comentário:

denis disse...

muito bom o material escrito,mas se pudesse mostrar materiais da weg para os alunos do senai em santarém/Pará eu ficaria grato,eu sou instrutor do senai em eletrica.