sexta-feira, 8 de maio de 2009

Soluções estratégicas - Seu motor ainda vale a pena?

O amadurecimento da gestão de Manutenção tem sido uma grande ferramenta utilizada pelas indústrias nacionais na otimização de seus custos e para o consequente fortalecimento de seus produtos no mercado. Uma estratégia que impacta ao mesmo tempo em confiabilidade e custo operacional é a análise do custo do ciclo de vida dos motores elétricos. Por isso, equipamentos considerados grandes consumidores de energia elétrica estão sendo substituídos por outros com
melhores rendimentos. Descobrir quando é mais vantajoso, do ponto de vista técnico-comercial, optar por adquirir um novo motor em vez de recuperá-lo, e a partir de qual potência, é o que a WEG faz ao aplicar a ferramenta Limite de Recuperabilidade. Ela define, por meio de critérios técnicos e econômicos, o valor da potência (em CV) que, após uma queima, justifique a substituição dos motores elétricos.
Os principais fatores determinantes na escolha entre reparar e substituir um motor queimado são o consumo de energia e a aplicação adequada (correta especificação).
Para estabelecer uma potência que defina um limite entre recuperar ou substituir um motor queimado, foram avaliados dois critérios para tomada de decisão.
O primeiro deles é o valor percentual do custo do reparo em relação ao preço do motor novo (W22 Premium). O segundo critério é o retorno de investimento. Partindo do pressuposto
que na falha de um motor sempre haverá um custo para repará-lo, um investimento equivalente à diferença entre este custo e o preço do motor novo deverá retornar em um tempo menor ou igual ao MTBF (Mean Time Before Failure / Tempo Médio Entre Falhas), ou seja, antes da próxima falha.





Programa de Trocas
Quando a melhor solução é substituir o motor que apresentou falha, existe o Programa de Trocas, projeto no qual a WEG aceita motores de baixa tensão usados ou danificados, independentemente de marca e modelo, como parte do pagamento na aquisição de motores novos W22 Premium .
Foi criado como uma fórmula de estímulo ao cliente em suas aquisições, pois ele pode pagar por um motor novo com seu equipamento antigo. A WEG trata de maneira ambientalmente correta estes motores velhos, trazendo um benefício duplo ao meio ambiente: destino correto da sucata e certeza da remoção do mercado de motores com desempenho inferior (que necessitam de mais energia para trabalhar, com maiores custos de operação e emissões de CO2). Os motores usados fornecidos pelo cliente dão um abatimento no valor de compra dos motores com rendimento Premium. Nas carcaças iguais ou superiores a 225 também há desconto. Os motores W22 Premium fornecidos têm uma maior confiabilidade e, assim, menores custos de manutenção e menos problemas com a continuidade operacional. Além destes benefícios, ao aderir ao Plano de Troca o cliente também está colocando motores com garantia do fabricante WEG em sua planta: dois anos da data de fabricação ou 18 meses da emissão da nota fiscal.

Fonte:http://www.weg.net/files/weg-em-revista/WR-57.pdf

Um comentário:

Paulo Rosa disse...

Muito bem colocado o tema, para quem trabalha com muitos motores esta é uma excelente estratégia, inclusive em sistemas que não podem ficar parados por longo tempo, sem contar a economia de energia com um motor novo e com um fator de potência e rendimentos elevados.