quinta-feira, 30 de abril de 2009

WDIP - Foco na Economia de Energia

Oferecer segurança e eficiência energética são os principais diferenciais da linha de motores elétricos WDIP (WEG Dust Ignition Proof). Os motores são Alto Rendimento Plus, proporcionando maior economia de energia elétrica, atingindo níveis de rendimento superiores ao da norma NBR 7094.

Confiabilidade e segurança
O WDIP foi desenvolvido para maximizar a qualidade dos motores em aplicações destinadas a áreas classificadas como Zona 21. Outro destaque é que os níveis de segurança da linha se anteciparam às exigências da ABNT. As normas NBRIEC-61241-0 e NBRIEC-612441-1, que regulam os equipamentos elétricos usados em ambientes com poeira combustível, só foram publicadas em dezembro de 2006. Mas, antes disso, a WEG já oferecia a solução com certificação voluntária e, a partir de 2007, toda a linha recebeu certificado UC, segundo as normas NBR, o único válido no Brasil para este tipo de ambiente. Na presença de poeira combustível em suspensão no ar (nuvem) ou presença em camada (5mm), devido ao elevado grau de proteção e temperatura reduzida o motor nunca atingirá a temperatura de ignição da poeira em suspensão, evitando assim incêndios e explosões.

Benefícios
Os motores WDIP contam com vedação nos mancais W3Seal protegendo contra a entrada de água e impurezas, como poeira, no interior do motor, garantindo assim o grau de proteção IPW66. O motor tem ventilador feito em material não condutivo, evitando centelhamento, caso o material presente no ambiente toque o ventilador. Além de a temperatura da superfície do motor ser reduzida não permitindo a ignição da poeira combustível, há ainda uma caixa de ligação adicional que resulta em mais espaço e segurança para as conexões elétricas.
Os equipamentos possuem o sistema de isolamento WISE, exclusivo da WEG.
Esse isolamento, formado por fios, filmes isolantes, sistema de impregnação e cabos, aumenta a rigidez dielétrica dos rolamentos do estator, permitindo então, que o motor possa ser acionado por inversor de frequência sem que picos de tensão danifiquem seu isolamento. O WDIP é um produto flexível, que pode ser customizado para atender diversos segmentos, por isso, tem várias aplicações em diferentes indústrias, entre elas a moveleira.

Nenhum comentário: