sexta-feira, 3 de abril de 2009

Danos em Enrolamentos - Motores Trifásicos

O tempo de vida operacional do enrolamento de um motor elétrico trifásico depende de vários fatores, como: especificação correta (tensão, freqüência, número de pólos, grau de proteção, etc.), instalação e operação correta, etc. Caso ocorra a queima de um motor elétrico, a primeira providência a se tomar é identificar a causa (ou possíveis causas) da queima, mediante a análise do enrolamento danificado. É fundamental que a causa da queima seja identificada e eliminada, para evitar eventuais novas queimas do motor. Identificada a causa mais provável, o usuário deverá eliminá-la e/ou melhorar o sistema de proteção do motor. Para auxiliar na análise, as fotos e o quadro abaixo apresentam as características de alguns tipos de queimas de enrolamentos e suas possíveis causas.


CURTO DE ESPIRAS

Possíveis Causas

- Falha do esmalte de isolação do tio;
- Falha do verniz de impregnação;
- Contaminação interna do motor;
- Rápidas oscilações na tensão de alimentação.









BOBINA CURTO - CIRCUITADA

Possíveis Causas

- Falha do esmalte de isolação do tio;
- Falha do verniz de impregnação;
- Contaminação interna do motor;
- Rápidas oscilações na tensão de alimentação.









CURTO ENTRE FASES

Possíveis causas

- Falha do Material Isolante;
- Contaminação interna do motor;
- Degradação do material isolante por ressecamento devido o motor operar com alta temperatura.









CURTO NA CONEXÃO


Possíveis causas

- Falha do Material Isolante;
- Contaminação interna do motor;

- Superaquecimento da conexão devido a mau contato.











CURTO NA SAÍDA DA RANHURA

Possíveis causas

- Falha do esmalte de isolação do tio;
- Falha do verniz de impregnação;
- Falha do Material Isolante;
- Contaminação interna do motor;
- Rápidas oscilações na tensão de alimentação;
- Degradação do material isolante por ressecamento devido o motor operar com alta temperatura.






CURTO INTERIOR DA RANHURA

Possíveis causas

- Falha do esmalte de isolação do tio;
- Falha do verniz de impregnação;
- Falha do Material Isolante;
- Contaminação interna do motor;
- Rápidas oscilações na tensão de alimentação;

- Degradação do material isolante por ressecamento devido o motor operar com alta temperatura.






PICO DE TENSÃO

Possíveis causas

- Oscilação violenta na tensão de alimentação devido a, por exemplo, descargas atmosféricas;
- Surtos de manobra do banco de capacitores;
- Motor acionado por inversor de freqüência com alguns parâmetros incorretos (amplitude do pulso de tensão, rise time, dV/dt, distância entre pulsos, freqüência de chaveamento).






DESBALANCEAMENTO DE TENSÃO

Possíveis causas

- Desequilíbrio da tensao e/ou da corrente entre as fases;
- Oscilações da tensao nas três fases;
- Falha no banco de capacitores;











ROTOR TRAVADO

Possíveis causas

- Travamento do eixo da carga;
- Excessiva dificuldade na partida do motor (excessiva queda de tensão, inercia e/ou torque de carga muito elevado).










SOBREAQUECIMENTO

Possíveis causas


- Carga excessiva acoplada na ponta de eixo (permanente ou eventual/periódica);
- Sobretensão ou subtensão na rede de alimentação (permanente ou eventual/periódica );
- Cabos de alimentação muito longos e/ou muito finos;
- Excessivo numero de partidas em um período de tempo muito curto;
- Conexão incorreta dos cabos de ligação do motor;
- Ventilação deficiente (tampa defletora danificada ou obstruída, sujeira sobre a carcaca, temperatura ambiente muito elevada, etc.).



FALTA DE FASE LIGAÇÃO ESTRELA

Possíveis causas


- Queima de um fusível;
- Rompimento de um cabo de alimentação;
- Queima de uma fase do transformador de alimentação;
- Mau contato nos terminais de uma das fases do transformador;
- Mau contato nas conexões;
- Mau contato na chave, contator ou disjuntor.






FALTA DE FASE LIGÃÇÃO TRIÂNGULO

Possíveis causas


- Queima de um fusível;

- Rompimento de um cabo de alimentacao;
- Queima de uma fase do transformador de alimentação;
- Mau contato nos terminais de uma das fases do transformador;
- Mau contato nas conexões;

- Mau contato na chave, contator ou disjuntor.










FONTE: http://catalogo.weg.com.br/files/artigos/4-44.pdf

2 comentários:

Roberto de souza disse...

marcus gentileza esclarecer duvida
trabalho na usiminas com motores eletricos e geradores ca,cc.
ao dar manutenção em equipamento percebi que era um motor de grande porte com a construçãp junto ao gerador, o motor emcima de 3300v
e o gerador em baixo de 960hz
enteresante que o gerador tinha o mesmo rotor do motor e não era de ima permeavel era de cilio mo gerador tinha 32 polos. se voçê estiver alguma enformação favor enviar .Roberto!!!!grato

Unknown disse...

Boa Tarde.
Marcus, na empresa em que trabalho tenho problemas com 2 motores WEG de 15 CV, 2pólos, esses motores apresentam queima no fechamento, por mais que a conecção seja bem feita ele sempre abre, gostaria de saber como poderia solucionar esse problema. Um motor é ligado em uma bomba centrifuga e outro em um soprador.