Engº Marcus da Silva Marcus Representações Ltda. Representante comercial WEG Rio Grande do Sul. Informações técnicas sobre motores elétricos, automação industrial, acionamentos elétricos, controle controls, drives, inversores de frequência, chaves de partida, softstarters partida suave, CLPs, controladores programáveis, painéis quadros elétricos, CCMs centro de controle de motores contatores.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Motores Trifásicos em Redes Monofásicas
Muitas vezes, em operações mais simples que requerem menor potência e robustez de um motor, prefere-se a opção de um motor monofásico. Isso se devia em grande parte ao fato de que não era possível operar um motor trifásico alimentando-o com uma fase só.Tal solução traz consigo uma série de inconvenientes, sendo o primeiro deles o preço: um motor de 1cv, 220V, dois polos, e IP21 (carcaça de chapa, resistente a corpos estranhos maiores que 12mm e pingos d'água na vertical) é 20% mais caro que um equivalente trifásico IP55 (carcaça de ferro fundido, protegido contra qualquer poeira prejudicial e jatos d'água de todas as direções)!
O segundo fator principal é que, para partir, motores monofásicos usam um capacitor de partida, cujo tempo de descarga não é rápido o suficiente de modo a permitir partidas sucessivas em pouco intervalo de tempo do motor. Assim sendo, aplicações que exigem muitas partidas (como máquinas de sorvete expresso, que chegam a exigir 6 partidas por minuto) acabam por danificar o motor monofásico.
Durante muito tempo, esse foi um inconveniente que máquinas de panificação, máquinas de sorvete expresso, ar condicionados, equipamentos de frigorífico, máquinas de chaveiro e demais aplicações voltadas ao principalmente ao setor terciário (comércio) precisaram lidar.Mas agora, com os inversores de freqüência, é possível acionar cargas de até 1cv em 110V, e até 5cv em 220V.
Isso é possível graças ao princípio de funcionamento do Inversor de Freqüência: Primeiramente, a corrente alternada da fonte passa por um filtro que a livra de ruídos e impurezas e, além de um proteção de fusíveis. Em seguida, ela é retificada numa ponte e toda a lógica de programação e parametrização do inversor entra em ação.
O inversor de freqüência, além do uso aqui indicado, serve primariamente para variar a velocidade de rotação do motor mantendo seu torque e potência nominais, assim sendo, a corrente que foi retificada passa por um circuito que irá liberá-la para o motor em pulsos discretos, na freqüência desejada, nas três fases. O esquema ao lado exemplifica claramente num diagrama de blocos o passo a passo da corrente elétrica desde a rede até o motor.
Com isso, garante-se a mesma tomada de potência elétrica da rede, permitindo um aproveitamento melhor do motor e suas funcionalidades, sem sobrecarregar o material elétrico e isolante .
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