quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Motores Trifásicos em Redes Monofásicas


Muitas vezes, em operações mais simples que requerem menor potência e robustez de um motor, prefere-se a opção de um motor monofásico. Isso se devia em grande parte ao fato de que não era possível operar um motor trifásico alimentando-o com uma fase só.Tal solução traz consigo uma série de inconvenientes, sendo o primeiro deles o preço: um motor de 1cv, 220V, dois polos, e IP21 (carcaça de chapa, resistente a corpos estranhos maiores que 12mm e pingos d'água na vertical) é 20% mais caro que um equivalente trifásico IP55 (carcaça de ferro fundido, protegido contra qualquer poeira prejudicial e jatos d'água de todas as direções)!

O segundo fator principal é que, para partir, motores monofásicos usam um capacitor de partida, cujo tempo de descarga não é rápido o suficiente de modo a permitir partidas sucessivas em pouco intervalo de tempo do motor. Assim sendo, aplicações que exigem muitas partidas (como máquinas de sorvete expresso, que chegam a exigir 6 partidas por minuto) acabam por danificar o motor monofásico.

Durante muito tempo, esse foi um inconveniente que máquinas de panificação, máquinas de sorvete expresso, ar condicionados, equipamentos de frigorífico, máquinas de chaveiro e demais aplicações voltadas ao principalmente ao setor terciário (comércio) precisaram lidar.Mas agora, com os inversores de freqüência, é possível acionar cargas de até 1cv em 110V, e até 5cv em 220V.

Isso é possível graças ao princípio de funcionamento do Inversor de Freqüência: Primeiramente, a corrente alternada da fonte passa por um filtro que a livra de ruídos e impurezas e, além de um proteção de fusíveis. Em seguida, ela é retificada numa ponte e toda a lógica de programação e parametrização do inversor entra em ação.

O inversor de freqüência, além do uso aqui indicado, serve primariamente para variar a velocidade de rotação do motor mantendo seu torque e potência nominais, assim sendo, a corrente que foi retificada passa por um circuito que irá liberá-la para o motor em pulsos discretos, na freqüência desejada, nas três fases. O esquema ao lado exemplifica claramente num diagrama de blocos o passo a passo da corrente elétrica desde a rede até o motor.

Com isso, garante-se a mesma tomada de potência elétrica da rede, permitindo um aproveitamento melhor do motor e suas funcionalidades, sem sobrecarregar o material elétrico e isolante .

Nenhum comentário: