quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Motores WEG na KPE - Estrada para o Futuro

Motores WEG equipam torres de ventilação do maior túnel do sudeste asiático. Inaugurada em setembro, a Kallang-Paya Lebar Expressway , em Cingapura, irá reduzir o trajeto noroeste em mais de 25%.

Com o slogan “estrada para o futuro”, a maior via expressa do sudeste asiático foi inaugurada neste segundo semestre de 2008. A KPE (Kallang-Paya Lebar Expressway) cruza Cingapura de norte a sul com suas pistas de mão dupla com 3 linhas para cada direção.

Atendendo as crescentes necessidades residenciais, comerciais e industriais, a expectativa é a de redução de mais de 25% na distância de uma ponta a outra da cidade. Cerca de nove dos 12 Km da estrada são subterrâneos, o que faz com que a KPE comporte o maior túnel do sudeste asiático.

Um dos cuidados mais importantes num túnel é a ventilação, já que os gases liberados pelos automóveis são nocivos; por isso, requerem sistemas de ventilação que forneçam uma vazão de ar variável compatível com as condições de tráfego e que possam se manter em operação durante situações de emergência. Para ajudar a promover a ventilação dentro do túnel, 49 motores WEG variando de 55kW e 75kW, 1500rpm, 469V; horizontal TEAO acionam ventiladores Flack Woods – Jet Fans. O túnel conta com 06 torres de ventilação e, cada uma delas recebe 09 motores WEG – variando de 345kW ate 520kW; 1000rpm; 6600V, vertical TEAO que acionam os 54 ventiladores Flack Woods – TVF (Tunel Ventilation Fans) que são os “pulmões” do túnel.

O projeto é parte do compromisso do governo de oferecer infra-estrutura adequada para suportar o crescimento de Cingapura. Somente para construir o túnel, um rio teve seu curso alterado, mas, no término das obras, tudo o que foi modificado foi restaurado. As obras para construção da estrada completa, que foi aberta ao tráfego aos poucos, duraram sete anos.


Conheça mais detalhes do projeto: http://www.kpeunderground.sg/



Nenhum comentário: