quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Wmagnet

MOTORES DE ÍMÃS PERMANENTES E INVERSOR DE FREQÜÊNCIA WEG

O uso de motores elétricos com inversores de freqüência tem aumentado expressivamente nos últimos anos. As principais razões em optar por um conjunto motor e inversor de freqüência ,
ao invés de um motor com velocidade fixa , são: ajuste de velocidade, economia de energia, controle de posição e partida suave. Motores de diversas tecnologias podem ser acionados por inversores de freqüência, como: indução CA, síncrono, síncrono de ímãs permanentes, de relutância chaveado, etc. As aplicações com motor e inversor são amplas e variadas, entre as quais podem ser citadas: lavadoras de roupa, bombas, ventiladores, compressores, sopradores, máquinas ferramentas, elevadores, servoacionamentos, equipamentos de refrigeração, condicionadores de ar, aplicações automotivas, esteiras e muitas outras. Seguindo as tendências de mercado, o uso de motores síncronos de ímãs permanentes se encontra em ampla expansão, também na indústria, pois o motor possui extra alto rendimento, baixo volume e peso, torque suave, baixo nível de vibração e ruído, ampla faixa de rotação com torque constante e , com o advento, a partir dos anos 80 , dos ímãs de Neodímio Ferro Boro (NdFeB), de elevada energia, houve um aumento do número de aplicações, onde se utiliza esta tecnologia .


WMAGNET

O acionamento do motor de ímãs WEG é do tipo Brushless AC com ímãs no interior do rotor (pólos salientes) e ímãs de alta energia (NdFeB). Os motores Wmagnet com ímãs de NdFeB quase não possuem perdas Joules (RI 2) no rotor, ao contrário dos motores de indução com gaiola de esquilo convencional. Como as perdas Joule são uma parcela significativa das perdas totais nos motores de indução, retirando a gaiola de esquilo e substituindo -a por ímãs, o motor Wmagnet assegura um rendimento muito maior do que os encontrados nos motores das linhas Standard e Alto Rendimento Plus.


Os ímãs no rotor garantem uma grande redução nas perdas elétricas e consequentemente asseguram uma menor elevação da temperatura do motor. Devido a estas vantagens, o volume e o peso do motor Wmagnet comparado a um motor de indução de mesma potência é menor e o tempo de vida é significativamente aumentado. Comparado a um motor de indução equivalente, o volume do motor Wmagnet chega a uma redução de aproximadamente 47%, resultando em uma alta relação de torque/volume e uma redução de 36% no peso. Para uma mesma relação de torque/potência, diminuindo-se o tamanho da carcaça, o sistema de ventilação também é reduzido . Desta forma, é verificado um significa tivo decréscimo no nível de ruído causado pelo ventilador acoplado ao eixo do motor. Outra grande vantagem do motor Wmagnet é que este pode operar com torque constante em uma ampla faixa de velocidade com sistema auto-ventilado sem a necessidade de ventilação forçada.


INVERSOR WEG (CFW-09-PM)

Um inversor CFW-09-PM, com software especial desenvolvido pela WEG , é necessário para acionar o motor Wmagnet. O inversor utiliza o método de controle vetorial, que permite o controle de torque mesmo em velocidade nula e também em al tas rotações. O acionamento de motores de ímãs normalmente necessita de um sensor de posição de alta resolução no rotor. Contudo , a utilização destes sensores aumenta o custo do acionamento. Desta forma, a WEG desenvolveu no inversor CFW-09-PM uma nova tecnologia sensorless (sem sensor), que possui um avançado algoritmo de controle que estima a posição e velocidade e elimina o sensor de posição, reduzindo o custo do acionamento.


Nenhum comentário: