terça-feira, 16 de novembro de 2010

WEG em usina de etanol de última geração

Usina Jataí, do Grupo Cosan, investiu em tecnologias verdes para construir o empreendimento com os melhores equipamentos e técnicas disponíveis no mercado

A usina de etanol da Cosan em Jataí (GO) foi inaugurada em maio deste ano seguindo os preceitos de excelência na gestão ambiental. Foram investidos cerca de R$ 1 bilhão para buscar no mercado tecnologias que atendessem de forma sustentável o processo industrial. Resultado: a Usina Jataí é uma das mais modernas do mundo sob o ponto de vista tecnológico e ambiental. Corte de cana mecanizado em praticamente 100% da colheita, caldeiras de maior eficiência, com pressão a vapor de 100 bars (as usinas costumam utilizar 15 ou 21 bars) e operação por meio de circuito fechado de água, garantindo o seu tratamento e reutilização no processo, são alguns dos diferenciais da planta.



Para buscar essas tecnologias, a Cosan priorizou os fornecedores com amplo know how. “A WEG e outras empresas do segmento participaram de processo de seleção que avaliou a aptidão e capacidade dos fornecedores para atender à demanda técnica exigida por nossa indústria, além do prazo para a entrega dos equipamentos. A WEG foi selecionada por cumprir estes e outros atributos, atendendo todos os requisitos necessários, e ainda por já ter efetuado outros fornecimentos para o Grupo Cosan”, afirma Walter Ventura Ferreira, gerente industrial do Polo Goiás da Cosan.

As diretrizes da Cosan para esta nova unidade eram alinhar alta tecnologia e melhor rendimento. A companhia foi escolhida para eletrificar as moendas, promovendo melhor precisão no controle, processo mais compacto, níveis de ruído reduzidos, facilidade operacional e economia de energia. Com o fornecimento de motores, moendas, geradores, painéis de comando e de distribuição, transformadores e subestação de alta tensão, envolvendo as unidades de negócios Transmissão & Distribuição, Energia e Motores, a WEG garantiu agilidade e segurança no processo produtivo do empreendimento.

Projeto customizado

A Cosan exigiu uma proteção extra nos quesitos de vibração e limitação em níveis de ruído, com intuito de oferecer ainda mais segurança aos seus colaboradores. Os motores da WEG foram preparados com atenuadores, defletores de ruído e sensores de vibração, suprindo a necessidade do cliente. “A WEG atendeu todas as expectativas do Grupo quanto ao fornecimento, start-up e assistência pós-venda. Além disto, os produtos fornecidos estão operando a contento. Desta maneira, nossa satisfação com a WEG é muito grande”, garante Ferreira.

Escopo

- Subestação de Energia Elétrica em 138 kV, com dois transformadores de 40/50 MVA

- 3 geradores SPW1250 – 43.750kVA

- Painéis de Comando e distribuição do gerador

- Projeto elétrico de interligação dos geradores/painéis

- Motores de preparo - 5400KW e 3700KW - 4P - 13,8KV - Partida Direta

- Moenda secadora - 1900KW - 6P - 690V - Inversor

- Moendas desaguadora - 550KW - 6P - 690V – Inversor

- Transformador a seco - 1000kVA - 3,8kV +/-2x2,5% 0,69-0,69kV

- Transformador a seco - 3000kVA - 13,8kV +/-2x2,5% 0,69-0,69kV



Confira as fotos do fornecimento no Flickr: http://bit.ly/9nR20Z

Nenhum comentário: