quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tecnologia WEG impulsiona um dos maiores sistemas de irrigação do mundo

Como o aumento da demanda nas áreas de irrigação, geração de energia elétrica, hidráulica e térmica, a WEG inaugura uma fábrica de motores na Índia no final de 2010.

Em agosto, a WEG embarcou os últimos motores da segunda e terceira etapas do projeto de irrigação HNSS, promovido pelo governo indiano com incentivos do Banco Mundial. O objetivo é dar condições férteis aos campos e também garantir água para o consumo humano. Hoje, dois terços da produção agrícola indiana dependem de irrigação - esta corresponde a 83% do consumo de água. Soma-se a isso a necessidade de alimentar a segunda maior população mundial, com mais de um bilhão de habitantes.


O projeto HNSS é considerado um dos maiores do mundo e deve beneficiar mais de 80 milhões de pessoas, irrigando cerca de 2,5 mil km² de terra. A WEG participa do sistema de irrigação através da empresa Kirloskar Brothers Limited, da Índia. A KBL compra os motores, adiciona a bomba de água e vende o sistema de bombeamento entre reservatórios para a Secretaria da Irrigação do Estado de Andrah Pradesh, no leste da Índia. A fabricante de bombas indiana também fornece o projeto completo à estatal, incluindo construção civil.

Ao todo, saíram da fábrica da WEG em Jaraguá do Sul, pelo Porto de Itajaí, 72 motores síncronos verticais de grande porte que oferecem alta eficiência com menor consumo de energia e mais 72 jogos de freios, painéis de excitação e sobressalentes. A potência total fornecida foi de 307600 kW, o equivalente a um terço da capacidade instalada de uma usina termoelétrica como a do complexo de Jorge Lacerda em Capivari de Baixo (SC), que está entre os maiores da América Latina. Na primeira etapa, realizada em 2008 e 2009, a WEG forneceu 32 motores de alta tensão para a KBL. “Vendemos para esta empresa desde 2004. Nestes sete anos já fornecemos aproximadamente 200 motores somente para projetos de irrigação”, afirma Rodrigo Vallandro de Carvalho, do departamento Asia Pacífico da Weg International Division (WID).

Fábrica na Índia

Além da alta eficiência dos motores, o diferencial do fornecimento para KBL é o atendimento personalizado por parte da filial na Índia, escritório que a WEG mantém desde 2004. O investimento da empresa no país, onde mantém negócios nas áreas de irrigação, geração de energia elétrica, hidráulica e térmica, estão ainda mais intensos. A WEG está construindo uma fábrica de motores elétricos em Hosur, na província de Tamil Nadu, no Sul da Índia, com início da produção programado para final de 2010. A nova unidade produzirá cerca de 180 motores e geradores de alta tensão em seu ano de estreia, empregando cerca de 250 pessoas em uma primeira etapa.

Nenhum comentário: