sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dica 4 - Inversor de Freqüência







INVERSORES DE FREQUENCIA são equipamentos eletrônicos destinados a VARIAR A VELOCIDADE DE MOTORES TRIFÁSICOS (somente trifásicos), seu uso se dá na indústria em geral para aumento da produção, controle de velocidade de motores controlando assim vazão de líquidos, pressão de ar e gazes, quando aplicados nos mais diversos dispositivos. Porém com o avanço da eletrônica e redução de custos os inversores estão se tornando cada vez mais populares e já se aplicam até mesmo em máquinas de sorvete, máquinas para padarias, ar-condicionado, máquinas de lavar roupa, etc.


A WEG é líder nacional em inversores de freqüência e única fabricante no Brasil. Além disso possui certificações internacionais e exporta os inversores para diversos países em todos os continentes, sendo os USA os maiores compradores, isot comprova a qualidade mundial dos produtos WEG.


Aplicações: Bombas centrífugas, bombas dosadoras de processo, ventiladores, exaustores, agitadores, misturadores, extrusoras, esteiras transportadoras, mesas de rolos, granuladores, peletizadoras, secadores, fornos rotativos, filtros rotativos, bobinadores, desbobinadores, máquinas de corte e solda, elevadores, sistemas multibombas, etc.

A WEG comercializa várias linhas de inversores:

CFW 10 - inversor simples (escalar) e robusto até a potência de 5 CV.








CFW 08 - inversor com controle mais sofisticado (vetorial) atendendo até a potência de 20CV.







CFW 09 - inversor vetorial até 1500 CV.




CFW 11 - Nova geração de inversores de freqüência, com tecnologia de última geração. Incorpora uma diversidade de recursos como a tecnologia Plug and Play. Reconhece e configura automaticamente os acessórios e opcionais.






DICA PRÁTICA: Até a potência de 3CV é possível a ligação dos inversores a redes monofásicas 220V (fase+fase em redes 110/220 ou fase+neutro em redes 220/380V). Então a entrada é monofásica, mas a saída será trifásica (sempre é trifásica a saída).

Nenhum comentário: