segunda-feira, 3 de maio de 2010

WEG recebe certificação IECEx para motores Ex

Motores Ex-d da WEG são pioneiros na obtenção do certificado internacional de conformidade para equipamentos para atmosferas explosivas. Empresa foi cenário da primeira reunião do IEC Ex BR realizada nas instalações de um fabricante.

A WEG acaba de obter o primeiro certificado internacional de conformidade para motores Ex
produzidos no Brasil. O ExCoC, emitido pelo IECEx, comissão eletrotécnica internacional, é concedido a equipamentos para uso em atmosferas explosivas. A avaliação indicou a conformidade para a fabricação dos motores Ex-d de baixa tensão, carcaças 132 e 160, regime de serviço S1-S9, marcação IIB T3/T4, aptos a serem controlados por conversores de frequência.

O documento foi emitido pelo CESI (Centro Eletrotécnico experimental Italiano) com base em relatórios de ensaios emitidos pelo órgão juntamente com relatórios de avaliação do sistema de
gestão de qualidade emitido pelo Test Safe da Austrália. A avaliação do sistema indicou a conformidade para fabricação de motores “Ex” com proteções: “d”, “e”, “n”, “p” e “tD”.

Além de receber o atestado, a empresa que já possuía a certificação de assistência técnica autorizada para recuperação de motores para atmosferas explosivas, também recepcionou a primeira reunião do IEC Ex BR realizada nas instalações de um fabricante. O encontro contou com a presença de representantes da NCC, ABINEE, TUV e SEW.

O IECEx System, sistema de certificação do IEC em relação as normas sobre produtos com classificação Ex, abrange as áreas de sistemas, serviços, competências pessoais e equipamentos em atmosferas explosivas. Para a obtenção do cerificado as instalações do fabricante são avaliadas em termos de gestão de qualidade e o produto tem que atender os requisitos de segurança, desempenho e confiabilidade, indicados pelas normas técnicas internacionais.

Assim como os demais relatórios, ensaios e certificados emitidos pelo órgão, os documentos de certificação dos motores Ex d da WEG encontram-se disponíveis para acesso público no banco de dados on-line nos seguintes endereços.

ExCoC (Certificado de conformidade): Ex CES 09.0004
http://iecex.iec.ch/iecex/iecexweb.nsf/certificatesAjax/IECEx%20CES%2009.0004%20issue%20No.%200?opendocument

ExTR (Relatório de ensaio): IT/CES/ExTR09.0001/00
http://iecex.iec.ch/iecex/iecexweb.nsf/ExTRNumber/IT/CES/ExTR09.0001/00?opendocument

QAR (Relatório de avaliação da qualidade) AU/TSA/QAR08.0010/00
http://iecex.iec.ch/iecex/iecexweb.nsf/QARNumber/AU/TSA/QAR08.0010/00?opendocument


Nenhum comentário: