quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

WEG fornece motores para maior picador de toras do mundo

Equipamentos de alta tensão fornecidos para a Veracel oferecem, somados, cerca de 2.200 CV de potência, equivalente a 31,4 carros populares.

Com 220 empresas atuando no País e 2 milhões de hectares de área plantada para fins industriais, o Brasil produz hoje 12,7 mil toneladas de celulose ao ano e desponta como o quarto produtor mundial do produto, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Canadá. E quer continuar avançando. Dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) mostram que, nos últimos 10 anos, os investimentos no setor somaram US$ 12 bilhões, com tendência a aumentar.
Para chegar a estes resultados, o setor aposta em tecnologia e inovação. Um exemplo é a Veracel Celulose, um projeto agro-industrial integrado, que abrange todas as fases da produção de celulose - desde o plantio até a entrega do produto final. Em junho de 2009, a empresa, com sede em Eunápolis (BA),colocou em operação o picador de toras de madeiras da linha 3, o maior em operação no mundo, com capacidade para processar 400 metros cúbicos de madeira por hora.
Fornecido pela Andritz, líder mundial em sistemas e serviços para indústrias de papel e celulose, entre outras, o Picador Horizontal HHQ™ conta com quatro motores WEG de média tensão (400 kW, com quatro pólos), que trabalham em regime pesado para garantir o fornecimento de cavaco para produção de celulose e para a geração de biomassa, utilizada como fonte de energia. Para aumentar a confiabilidade, a WEG criou uma sistemática de Comissionamento e Start Up via smart phone. Com isto, além do profissional de campo ter acesso imediato a todas as informações de que necessita, é realizada a transmissão automática dos dados de campo para a WEG, o que possibilita mais agilidade na solução de eventuais problemas.
Com a entrada em funcionamento da nova linha, praticamente todos os motores usados no processo produtivo da Veracel são WEG – um dos fatores decisivos na hora de escolher o fornecedor do equipamento. A instalação da nova linha de picadores eliminou um gargalo na produção de cavacos para a celulose e proporcionou ganhos ambientais e econômicos para a empresa, com a geração de energia excedente. Além disso, permitiu disponibilidade operacional das outras duas linhas, o que é importante para a manutenção.

No início do processo
O picador de toras está no início do processo produtivo da celulose. É lá que os troncos de eucalipto e pínus, já descascados, serão transformados em cavacos de diversos tamanhos. Ou seja, a tora entra inteira no equipamento e sai picada. Nesta etapa são necessários motores potentes para dar conta do recado. No picador de toras da Veracel cada um dos quatro motores WEG tem a potência de 400 kW – cerca de 2.200 CV no total. Um carro popular, por exemplo, tem um motor de cerca de 70 CV.
O cavaco é levado para o digestor, onde é cozido à alta temperatura e pressão, com produtos químicos. E dá origem à polpa de celulose, que seguirá para lavadores e será separada do licor preto. Neste etapa, a polpa, que é marrom, pode passar (ou não) pelo branqueamento, dependendo do uso que terá. Depois é seca e separada em fardos. E está pronta para ir para a máquina de papel – na própria indústria onde foi extraída ou em outra.
O pínus, de fibras longas, é utilizado para a confecção de papéis mais resistentes, como os de embalagem. Já o eucalipto, com fibras curtas, é usado para fazer papéis descartáveis ou destinados à escrita, por exemplo.


Presente em todo o processo
A WEG oferece soluções para todos os processos das indústrias de celulose e papel. Isso inclui desde os transformadores, motores, geradores, produtos para acionamento e controle dos equipamentos (contatores, disjuntores, chaves, relés etc), drives (inversores de freqüência, soft-starters, servoconversores etc), painéis elétricos e automação, até a linha de tintas para pintura de equipamentos, tanques e estruturas metálicas.
Além disso, fornece soluções para geração de energia própria a partir de biomassa, no caso, a madeira. Tudo isso permite o fornecimento de soluções elétricas integradas e de pacotes na modalidade Turn-Key (chave na mão), incluindo, além dos produtos e serviços WEG, o projeto, os materiais de instalação eletromecânica de campo e os serviços de instalação propriamente dita. A ampla rede de distribuidores e assistentes técnicos regionais supre as necessidades de partes e peças sobressalentes e dá suporte técnico aos produtos fornecidos.

Nenhum comentário: