segunda-feira, 6 de julho de 2009

Motores WGM: Mais potência e praticidade

Refrigerados por manto d’água o WGM foi desenvolvidos para suprir a demanda por motores compactos, silenciosos e com mais potência por carcaça.

O sistema de refrigeração por manto d’água dos motores WGM funciona com a circulação de água através da carcaça e tampas. Além de permitir uma troca térmica mais eficaz entre o motor e a água, o sistema reduz a temperatura dos condutores ao longo da ranhura e eleva a relação potência X carcaça.

Essa refrigeração mantém a eficiência térmica, inclusive em velocidades reduzidas, o que permite o uso do inversor de frequência com ampla faixa de velocidade, até mesmo em aplicações severas com torque constante. O manto d’água também minimiza as trocas de calor com o ambiente, resfria os mancais e dispensa a ventilação forçada, reduzindo a manutenção e o ruído.

Os motores WGM podem ser utilizados em diversos segmentos da indústria, especialmente no acionamento de máquinas que requeiram torque constante mesmo em baixas rotações. Assim, são a escolha certa para aplicações em ambientes com temperatura elevada, mínimo espaço para operação do motor ou motor submetido a severas condições de sujeira. Este tipo de solução tem grande aplicabilidade, não somente no segmento naval e offshore, mas em qualquer tipo de aplicação que necessite de motores elétricos de indução refrigerados a água.

No segmento naval, por exemplo, quando uma embarcação encontra-se em DP (Dynamic Position), os motores elétricos dos propulsores podem ficar operando em baixíssimas velocidades durante longos períodos de tempo. Nestes casos, a eficiência da troca térmica de motores elétricos com ventilação convencional (ventiladores externos montados no próprio eixo) cairia muito, pois a refrigeração depende diretamente de sua rotação. Com a solução “manto d’água”, a refrigeração tem sua eficácia garantida em toda a faixa de operação do motor, porque a troca de calor independe da rotação do mesmo.

O sistema de refrigeração por “manto d’água” consiste na dissipação do calor através da circulação de água por canais dentro da carcaça, o que garante um fluxo contínuo e homogêneo. A água, fornecida por um sistema externo, entra no motor através de conexões na tampa (dianteira ou traseira), refrigera os mancais e passa para a carcaça através de mangueiras protegidas mecanicamente que evitam os riscos de vazamento interno.

Além de garantir uma excelente refrigeração, resultado da homogeneidade da temperatura interna, este sistema reduz consideravelmente o nível de ruído e praticamente elimina a troca térmica com o ambiente, quando comparado com o de motores aletados.

Em operação
Em 2008, diversos motores refrigerados por manto d’água foram fornecidos ao mercado. O Grupo Edison Chouest Offshore, que atualmente compra todo o pacote elétrico das embarcações que constrói no Brasil, adquiriu várias unidades destes motores, os quais serão usados em navios de apoio que estão em construção nos Estados Unidos.
Potências: 315 a 2.800 kW



Carcaças: 315 a 560 (IEC)



Tensões: 690 a 6.600 V



Polaridade: 2 a 8

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