terça-feira, 27 de janeiro de 2009

MPW - 100: Disjuntor-Motor até 100A

MPW100 - Disjuntor-Motor de até 100A

Motores elétricos são uma peça chave de todo o processo produtivo numa empresa, sendo grande parte da força motriz das máquinas gerada por eles. Além disso, sendo uma carga de especial interesse na rede elétrica, sua proteção se diferencia das demais uma vez que a corrente demandada é alta e a má qualidade da energia que alimenta esse motor prejudica seus componentes, reduzindo a sua vida útil. Desse modo, uma classe especial de disjuntores é necessária para protegê-los: o disjuntor-motor.

O disjuntor-motor MPW é uma solução compacta para proteção do circuito elétrico e partida/proteção de motores de até 60cv, 380V. Possui alta capacidade de interrupção, permitindo sua utilização mesmo em instalações com elevado nível de corrente de curto-circuito. Assegura total proteção ao circuito elétrico e ao motor através de seus disparadores térmico (ajustável para proteção contra sobrecargas e dotado de mecanismo diferencial com sensibilidade a faltas de fase) e magnético (calibrado em 13xIn para proteção contra curtos-circuitos).

Seu acionamento é rotativo e possui indicação de disparo (TRIP), permitindo ao operador a visualização do desligamento manual do disjuntor ou de seu disparo via mecanismo de proteção. A manopla de acionamento pode ser bloqueada com cadeado ou similar na posição "desligado", garantindo assim segurança em manutenções.


Disparadores
  • Magnético - Através do Disparador Magnético, os disjuntores da linha MPW oferecem proteção contra curto-circuito da instalação e do motor, com disparo fixo em 12 vezes a máxima corrente da faixa de ajuste do disjuntor-motor.
  • Térmico - O Disparador Térmico é ajustável e responsável pela proteção contra sobrecarga e sensibilidade contra a falta de fase da instalação e do motor conforme IEC60947-4-1, classe de disparo 10.
Especificação e Fixação

Para a especificação correta do disjuntor-motor MPW é importante certificar-se das correntes de serviço e nominal do motor a ser protegido. O ajuste de corrente no disjuntor-motor deve estar de acordo com a corrente de serviço a fim de obter-se todas as proteções do mesmo.

Os MPW podem ser instalados através de fixacão rápida em trilho DIN 35mm ou com fixação por parafuso através do adaptador PLMP (vide acessórios).

Para conhecer mais, acesse o catálogo da linha MPW!

Nenhum comentário: