quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Motor Well - WEG Extra Long Life

Desenvolvido para atender as rigorosas exigências do segmento petroquímico, papel e celulose e indústrias de processamento contínuo. A linha WELL atende toda e qualquer aplicação onde a redução de intervenções para manutenção é essencial.

O Motor de Alto Rendimento indicado para indústrias de processamento contínuo, que exigem baixos níveis de vibração, alta precisão mecânica, maior vida útil e, sobretudo, onde a redução de intervenções para manutenção é essencial.Projeto eletro-mecânico dimensionado para uma vida útil prolongada, sobrelevação de temperatura reduzida para mancais e bobinado, exclusivo sistema para vedação de mancal W3 seal e sistema de isolamento WISE (WEG Insulation System Evolution). Motor Alto Rendimento Plus Proporcionando a melhor conversão de energia elétrica em energia mecânica, otimizando o consumo de energia e reduzindo o custo operacional do motor.


Fator de Serviço
O Fator de Serviço é o fator que, aplicado à potência nominal, indica a carga permissível que pode ser aplicada ao motor, sob condições especificadas. Trata-se de uma capacidade de sobrecarga contínua, ou seja, uma reserva de potência que propicia ao motor suportar condições desfavoráveis. O fator de serviço de 1,15 indica que o motor está apto a fornecer até 15% a mais de sobrecarga, caso seja necessário.


Carcaças
Fornecido nas carcaças 90 à 355 M/L, mantendo a mesma relação potência/polaridade/carcaça usual do mercado nacional, regidos pelas normas IEC e NBR, proporcionando a perfeita intercambiabilidade com os motores das linhas W21 e Alto Rendimento Plus.

Polaridade
Disponíveis em II, IV, VI e VIII pólos, demais polaridades sob consulta.


Tensão
Fornecido em todas as tensões requeridas pelo mercado.

Grau de proteção IPW66
Provendo proteção completa contra acúmulo de poeira prejudicial ao motor e jatos de água em vagafhões. Altíssima proteção contra ambientes agressivos, superior ao praticado no mercado (IP55).


Vedação dos mancais com W3 seal
O exclusivo sistema de vedação WEG, com três selos, garante a máxima proteção contra o acúmulo de impurezas sólidas e líquidas presentes no ambiente. (Patente Requerida)




Os Planos de Pintura de acordo com as normas Petrobras
Os Planos de Pintura WEG são indicados para aplicações em indústrias de papel e celulose, mineração, química e petroquímica conferindo alta resistência a ambientes contendo umidade e respingos de álcalis ou solventes. O plano de pintura 211P com acabamento em epóxi, atende
Norma Petrobrás N 1735 (condição 4).

Sistema de Isolação WISE (WEG Insulation System Evolution) (Patente Requerida).
Exclusivo sistema de isolação com fio esmaltado WEG, próprio para aplicações em ambientes agressivos com presença constante de umidade e gases nocivos. O sistema de isolação Wise é próprio para aplicações em motores acionados por inversores de freqüência, garantindo proteção do sistema isolante contra os picos e variações de tensão oriundas das pontes inversores e transistores (IGBT´s).


Isolamento
Os motores WELL são fornecidos com classe de Isolamento “F” com sobrelevação de temperatura de 80K. A utilização do isolamento classe “F” com elevação de temperatura classe “B” (T 80K), possibilita que o motor opere com folga térmica, o que proporciona maior resistência a temperaturas elevadas e prolonga a vida útil do isolamento, conseqüentemente, contribuindo para o aumento da vida útil operacional do motor.


Pintura interna Anti-corrosiva
O plano de pintura interno do motor é aplicado ao rotor, superfície interna da carcaça, tampas, caixa de ligação e a cabeça da bobina, para aumentar a resistência contra a ação corrosiva do ambiente, devido a troca de ar interno do motor com o meio externo. Por sua natureza epóxi, oferece proteção adicional quando exposto a ambientes com elevada agressividade física e química.


Sistema de relubrificação
Os motores são dotados com sistema de relubrificação positiva por pino graxeiro e válvula de expurgo automático, permitindo a relubrificação dos mancais dianteiro e traseiro em serviço. A WEG oferece este benefício a partir da carcaça 90 para linha WELL e para as demais linhas a partir da carcaça 22 5 S/M.


Projeto eletro/mecânico
A linha em questão foi projetada para garantir conformidade com a Norma Norte Americana IEEE 841 (referência na indústria petroquímica), a qual é extremamente exigente quanto ao quesito de vibração. A exigência vai além dos níveis de vibração globais especificados nas normas IEC e ABNT NBR. A norma específica que a vibração filtrada no sentido axial deve ser inferior a 1,52 mm/s e 1,27 mm/s na rotação de 2 vezes a freqüência nominal (120 Hz no Brasil). Duas vezes a freqüência nominal (2 x fn) é a componente de vibração elétrica presente em todos os motores, sendo mais perceptível em motores 2 pólos. Com o projeto eletromecânico diferenciado, aliado a reduzidas tolerâncias radiais, planicidade controlada dos pés e grau de balanceamento dinâmico operacional especial. A linha de motores WELL possibilita o incremento na vida útil, respeitando as condições de operação para as quais o motor foi projetado.


Sobrelevação de temperatida dos mancais reduzida
A temperatura de mancal tem influência direta no intervalo de relubrificação recomendado para os motores. A sobrelevação de temperatura dos mancais para o projeto da linha WELL foi limitada à 45ºC para os motores de 4, 6 e 8 pólos e 50ºC para os motores de 2 pólos, quando alimentados na rede senoidal. Rolamentos especificados para suportar elevados esforços mecânicos, garantindo uma vida útil de projeto de L10 de 50.000h, quando acoplado diretamente.


Construção em ferro fundido
Todo o ferro fundido cinzento utilizado na confecção dos componentes fundidos da WEG, está enquadrado na Classe FC 200 com resistência à tração mínima de 200 N/mm2 (Mpa), superior ao FC-100 e FC-150 normalmente utilizado por outros fabricantes. Este material é o mesmo utilizado na construção de motores à prova de explosão. Para a linha WELL, as defletoras também estão sendo fornecidas em ferro fundido, a partir da carcaça 90, proporcionando maior rigidez mecânica e resistência à corrosão ao conjunto.

FONTE:http://catalogo.weg.com.br/files/artigos/4-496.pdf

Nenhum comentário: