quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Relés Inteligentes SRW01: Inteligência WEG a serviço do controle e proteção



Várias soluções buscam garantir a segurança e a eficiência das máquinas utilizadas em empresas do segmento de álcool e açúcar. No entanto, a demanda por produtos de qualidade que se integrem ao sistema com eficiência é cada vez maior. Pensando nisso a WEG desenvolveu uma linha de equipamentos inteligentes que se destaca pela capacidade de se comunicar com a rede.


Visando facilitar o comando e a proteção de motores elétricos nas usinas sucroalcooleiras, que possuem entre seu maquinário uma ampla gama de motores elétricos que movimentam principalmente moendas e equipamentos de grande porte, a WEG lançou o Relé Inteligente SRW01.


O equipamento é capaz de gerir sistemas de motores elétricos monofásicos ou trifásicos de baixa tensão, com corrente alternada até 840 A. Prático e versátil, o equipamento possui design modular e tamanho reduzido – 45mm de largura por 100mm de altura. Além disso possui as funções de: proteção, controle, medição, monitoramente e diagnóstico.


O grande diferencial é a capacidade de interligação em redes de comunicação, que suporta os três principais protocolos de comunicação: ProfiBus – DPV1, ModBus – RTU e DevicNet. O SRW01 possui uma gaveta de comunicação que possibilita a fácil troca de protocolo pelo usuário – tecnologia plug and play –, além da porta USB, que permite o monitoramento do sistema, e da memória de temperatura, capaz de manter a imagem térmica do motor mesmo sem energia. O SRW01 pode ser programado pelo usuário de acordo com suas necessidades utilizando-se o software WLP, distribuído gratuitamente com o produto ou pelo site http://www.weg.net/.


O design modular permite maior flexibilidade na integração ao sistema, já que a unidade de controle (UC) pode ser instalada junto à unidade de medição e de corrente (UMC), formando uma única unidade, ou montadas separadamente, em uma distância de até dois metros. Essa característica é de grande utilidade para as usinas que precisam economizar espaço e garantir a organização de sua estrutura sem interferência na produção.


A faixa de tensão de alimentação do SRW01 vai de 110 a 240Vac/Vdc. A unidade de controle SRW01 – UC possui leds que indicam o estado de cada entrada e saída, além de outros que demonstram o status da rede, a condição de funcionamento e o status de falha (TRIP) ou alarme.Funções O SRW01 possui modos de operação auto-parametrizáveis que permitem ao usuário selecionar com qual modo quer operar. Dada essa informação, o relé se ajusta automaticamente às entradas e saídas digitais conforme o modo de operação selecionado. Essa alternativa pode ser aplicada em motores trifásicos como chave de partida direta, reversora ou estrela-triângulo, ou também como chave de partida em motores Dahlander e Dois Enrolamentos, além do modo PLC (remota I/0).


Todos os modos permitem monitoração do motor, sendo que o modo transparente garante ao usuário maior flexibilidade nas aplicações, permitindo acesso a todas as entradas e saídas digitais do relé, além da possibilidade de criar seus próprios aplicativos.


Os diagnósticos oferecidos pelo relé são muito úteis à manutenção e às medições. Os resultados podem ser visualizados no WLP ou IHM. O SRW01 oferece várias opções de monitoração, como a de entradas e saídas digitais, de corrente RMS de cada fase, de freqüência de motor, de número de desarmes por tipo de falhas ou do número de partidas, das horas de funcionamento do motor ou do relé e do nível de desbalanceamento das fases. E, como só monitorar não basta, o SRW01 conta com funções de proteção contra sobrecarga, proteção térmica, contra falta de fase ou desbalanceamento de corrente entre fases, contra subcorrente ou sobrecorrente e rotor bloqueado, contra falha a terra interno e freqüência fora da faixa.


Nenhum comentário: