Engº Marcus da Silva Marcus Representações Ltda. Representante comercial WEG Rio Grande do Sul. Informações técnicas sobre motores elétricos, automação industrial, acionamentos elétricos, controle controls, drives, inversores de frequência, chaves de partida, softstarters partida suave, CLPs, controladores programáveis, painéis quadros elétricos, CCMs centro de controle de motores contatores.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
16 Motor Elétrico W22: Terminais de aterramento nos dois lados da carcaça para as carcaças 225S/M a 355M/L: flexibilidade para a instalação.
A norma ABNT NBR 17094-1 especifica que motores elétricos com potência até 100 kW devem possuir um terminal de aterramento no interior da caixa de ligação para permitir a conexão de um condutor de proteção ou de um condutor de aterramento e que motores com potência acima de 100 kW devem possuir, além do aterramento no interior da caixa de ligação, outro terminal fixo na carcaça. Os motores WEG superam estes requisitos de norma, sendo fornecidos com terminal de aterramento na carcaça já a partir da carcaça 225S/M (45 kW com los, por exemplo). No entanto, para a linha W22 o aterramento no interior da caixa de ligação e os dois terminais de aterramento da carcaça, um em cada lado, são padrões, possibilitando uma eventual mudança futura da posição da caixa de ligação.
Dica de eficiência e confiabilidade:
Ao valer-se da flexibilidade da posição
de montagem da caixa de ligação, você
também pode confiar na flexibilidade
da posição do terminal de aterramento,
que deve atender a norma ABNT NBR
17094, onde é definido que “o terminal
para o condutor de aterramento deve
estar localizado na proximidade dos
terminais dos condutores de linha”.
Fonte: http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Motores/Motores-Eletricos-Industriais
Marcadores:
Motor elétrico WEG linha W22,
www.motoreletrico.net
Assinar:
Postagens (Atom)