quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Perdas Joule e WMagnet

Dentre as perdas energéticas que acometem a máquina elétrica, são responsáveis por grande parte delas as chamadas "Perdas Joule", especialmente em motores de indução, como é o caso da esmagadora maioria dos motores aplicados industrialmente.

As Perdas Joule são aquelea causadas em todo e qualquer circuito elétrico onde haja a circulação de corrente elétrica, quando a passagem de corrente através de um condutor causa o aquecimento do mesmo, transformando parte da energia que deveria ser usada para trabalho em calor.

Nos motores de indução, de modo a possibilitar a auto-partida do motor e o máximo torque possível, o rotor é constituído por barras de alumínio, material leve e de boas propriedades elétricas, curto-circuitadas em suas extremidades de modo a maximizar as correntes induzidas sobre o mesmo. Com isso, há a presença significativa não só de Perdas Joule mas também de sua conseqüência: o aumento da temperatura interna do motor.

Os motores W22 Plus e W22 Premium possuem artifícios que possibilitam a redução destas perdas, como o uso de ligas de alumínio de altíssima condutividade. Porém, o único modo de anulá-las por completo é através do uso de imãs permanentes no rotor. E essa é a proposta dos motores WMagnet.

Com o uso de imãs permanentes, as correntes induzidas no rotor deixam de existir e, com isso, as Perdas Joule deixam de ser um problema. Além do aumento significativo do rendimento, há também outro efeito benéfico: a diminuição da temperatura interna. Com isso, já que o motor não esquenta tanto quanto o seu similar de indução, é possível que a carcaça se reduza em até dois tamanhos no padrão ABNT, economizando espaço, energia e emissões de CO2 no processo de fabricação.

Por isso, no longo prazo, o motor WMagnet é a melhor escolha, econômica e ambientalmente!

Nenhum comentário: