quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sadia reduz 9,4% do consumo de energia elétrica com motor WEG

A troca de um motor Standard por um motor de Alto Rendimento proporcionará à Sadia o retorno do investimento em 10 meses.

Em busca de ações que contribuam para a economia de energia elétrica, a Sadia em Dois Vizinhos/PR, substituiu o motor tipo Standard do sistema de exaustão da turbina Kopper, da sua fábrica de rações, por um motor de Alto Rendimento WEG.

A economia gerada só nessa aplicação provocou uma redução de 9,4% no consumo de energia elétrica, o que representa R$4.800,00 a menos no orçamento anual da Sadia.

“As substituições nestes casos representam uma das ações mais representativas para aplicação na indústria, pois o investimento é rapidamente recuperado através dos ganhos de eficiência energética”, explica Rodrigo Augusto Neves, analista responsável pelo projeto na WEG Service.

Metodologia

Para selecionar os motores que representam potencial economia na substituição é necessário conhecer as características de funcionamento no regime de operação e as especificações técnicas dos equipamentos, implicando também no conhecimento do processo referente ao que ocorre no equipamento.

A metodologia utilizada pela WEG foi ordenada por cinco etapas para encontrar desvios e soluções quanto às oportunidades em economia de energia:

· Análise dos dados e definição dos motores potencialmente ineficientes;

· Visão geral dos processos;

· Diagnóstico das condições operacionais;

· Substituição dos motores;

· Medições para a avaliação de resultados.

Nenhum comentário: