sexta-feira, 29 de outubro de 2010

11 Motor Elétrico W22: Tampa com cubo do rolamento eletricamente isolado. Vida útil infinita quando comparada com o rolamento isolado.

Motores de grande porte podem apresentar induções de correntes no eixo devido ao desbalanceamento da forma de onda e dos componentes de alta frequência da rede de alimentação. Adicionalmente, motores acionados por inversores de frequência também podem apresentar circulação de corrente elétrica pelos mancais como resultado do efeito de tensão de modo comum(*). Para evitar a circulação de corrente pelos mancais, que podem levar o rolamento a uma falha prematura, é prática comum isolar um dos mancais da máquina e curtocircuitar o eixo e a carcaça no mancal oposto. Normalmente, são usados para esta função um rolamento isolado (com óxido de alumínio, por exemplo) e uma escova de aterramento. Contudo, estes rolamentos são caros e propensos a desgastes, o que significa que mais cedo ou mais tarde deverão ser trocados.

Os motores da linha W22 introduzem uma nova tecnologia, onde o cubo da tampa é isolado. Este componente não se desgasta e garante operação mais longa, além de utilizar um rolamento normal barato facilmente encontrado no mercado.


Dica de eficiência e confiabilidade:
Embora disponíveis a partir da carcaça
225S/M, a WEG recomenda isolar os
mancais eletricamente apenas a partir da
carcaça 315S/M.
(*) Para mais informações, visite www.
weg.net e faça o download do nosso
Guia Técnico – Motores de Indução
alimentados por Inversores de
Frequência PWM.

Fonte: http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Motores/Motores-Eletricos-Industriais

Nenhum comentário: