terça-feira, 28 de setembro de 2010

22 Ways - Os 22 caminhos para a Eficiência e Confiabilidade - Nº 1

O motor W22 traz uma série de vantagens únicas no mercado para maximizar todos os aspectos econômicos e operacionais do motor elétrico de indução. Nesta série de posts, traremos os 22 diferenciais da linha.

1. Aumento da área de dissipação do calor

Uma das principais funções da carcaça de um motor elétrico é fornecer proteção mecânica para o enrolamento. Num motor elétrico fechado, a carcaça também exerce um papel fundamental no desempenho térmico, pois ela é responsável pela condução do calor gerado internamento até a superfície, onde este será dissipado pelo fluxo de ar proveniente do sistema de ventilação externa do motor.

O projeto das carcaças da linha W22 foi concebido para aumentar a área util da troca térmica dos motores. Isso pode ser verificado, por exemplo, pela quantidade, geometria e espaçamento das aletas, bem como pela sua distribuição na carcaça, proporcionando uma relação ótima entre o desempenho térmico e sua resistência mecânica.

Nas carcaças 225S/M a 355M/L, onde o caminho percorrido pelo fluxo do ar é maior, foram tomadas medidas adicionais para assegurar o ótimo desempenho térmico. Nestas carcaças, a caixa de ligação foi deslocada para a parte dianteira das mesmas e os olhais de içamento foram posicionados de tal modo que não bloqueiem a passagem do ar pelas aletas, melhorando assim a distribuição do fluxo de ar por sobre todo o motor.

Outras medidas que o usuário pode tomar para otimizar o desempenho térmico do motor:
  • Respeite a distância mínima entre a tampa defletora do motor e a parede mais próxima;
  • Mantenha o ambiente limpo e verifique periodicamente se há algum bloqueio de ar.

Nenhum comentário: