quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos

A crescente conscientização da necessidade de avaliação dos riscos na operação de uma máquina ou equipamento vem fazendo com que os produtos da linha de segurança “safety” tomem uma importante posição dentro do leque de produtos de automação industrial. Estes produtos são chamados de EPCs - Equipamentos de Proteção Coletiva e alguns exemplos são: cortina de luz de segurança, botão de emergência, relés de segurança, entre outros. Estes produtos são instalados nas máquinas para proteção dos operadores e outras pessoas que possam ter contato com as máquinas como o encarregado da limpeza do ambiente, ao contrário dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, amplamente difundidos no mercado e que são utilizados pelos próprios operadores, como protetores auriculares, óculos de proteção e luvas.

Funções dos componentes no circuito elétrico
Os produtos de segurança têm a função de detectar e avaliar os sinais no circuito elétrico de comando, sinais estes que são gerados pela ação do operador junto à máquina. Já a operação de manobra da carga realizada no circuito principal, por exemplo o desligamento de um motor que está fazendo a máquina funcionar, é função dos dispositivos de manobra. A figura abaixo ilustra os componentes mais utilizados de acordo com sua função.


A análise de risco inicia-se utilizando o anexo B da NBR14153. Acompanhe o exemplo de análise de risco de uma Prensa:


Exemplo de componentes a ser utilizados em uma aplicação
Para o exemplo exposto, Máquina Prensa, os seguintes EPCs – Equipamentos de Proteção Coletiva poderiam ser utilizados para operação da máquina de acordo com as normas de segurança.


Certificação
Os dispositivos da linha de segurança são certificados por órgãos que tratam desta linha de produtos. Um destes órgãos é a TÜV Rheinland que possui escritório no Brasil

Comentários finais
Além do projeto adequado da máquina, seleção dos componentes de segurança de acordo com a categoria de segurança requerida pela máquina, o engenheiro responsável pelo projeto elétrico também deverá emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, certificando que a solução de segurança empregada está de acordo com as diretrizes das normas vigentes.

Autor Manfred Peter Johann - Gerente de Vendas da WEG Automação

Fonte: http://www.weg.net/files/weg-em-revista/WR-61.pdf

Nenhum comentário: